Headlines News :
Home » » O Estado e A Violência

O Estado e A Violência

Por Fernando Cisco Zappa

manifestar (do latim manifestare) significa tornar evidente, claro, público.

o que se tornou evidente, claro e público, com os levantes de junho de 2013 - a princípio, bem a princípio - a Desconexão entre o Povo e a Política Partidária, a Não-Representatividade que o modelo Democrático Liberal legitima. uns mais, outros mais ainda, somos todos (a totalidade da população brasileira) vitimados por esses sintomas.

avançamos nos últimos 12 anos. diminuímos a miséria, a fome, o analfabetismo, a mortalidade infantil, mas ainda não foram alcançadas fundamentais melhorias e garantias de acesso qualificado à saúde, educação, quanto à transparência e bom uso do dinheiro público, qualidade de vida, transporte de qualidade para todos, acessibilidade, acesso aos meios e bens de produção cultural, direito de se apropriar do que produzimos na cidade, direito a divertimento e ludicidade, direito ao trabalho sem sofrimento e tantos outros. a lista é grande, devido às sucessivas décadas e décadas de ruptura entre o que realmente precisamos e o que fazem aqueles que ocupam as cadeiras legislativas, executivas e judiciárias do Brasil.

assim a Violência não é o modo como agimos ao nos manifestarmos, ao Ocuparmos as Ruas – gritando, estampando frases e palavras, rompendo barreiras, quebrando preconceitos. a Violência está na equivocada leitura que fazem de nós, no cotidiano vivido por cada brasileiro e brasileira, que têm o básico do básico, no limite da tensão entre isto e o mínimo. a Violência sistêmica imposta pelo modelo de gestão de pessoas, recursos e capitais: que gera medo, culpa, sofrimento e anula a criatividade, a espontaneidade.

mais do que tudo, continuam negando a legitimidade do ato de manifestar e afrontar o poder que não nos atende. somos por Eles falados. o próprio fato de Ocuparmos as Ruas já é, segundo os Governadores e suas Mídias, uma Afronta, uma Violência, dado o estado de privatização das cidades.
as argumentações dos políticos neoliberais, neoconservadores, neopentecostais e da mídia corporativa (vale lembrar que são 3 grandes grupos controlando e forjando fatos e informações: Globo, Abril e Folha) são espinhosas e falseadoras, criando um clima de terror e um jogo para desestabilizar o pouco que já conquistamos a duras penas.

quando um prefeito ou um governo atende as demandas da comunidade isto é uma vitória do povo e da representatividade e não uma derrota política do prefeito. derrota de quem? será que eles sabem o que queremos derrotar?

ao fim e ao cabo utilizam sempre o jargão: a Violência dos manifestantes desrespeita a democracia, fere os princípios constitucionais democráticos. quais? quem permanentemente desrespeita a democracia é justamente os mesmos que controlam as bancadas, os bancos, as grandes corporações e a mídia.

na verdade, como disse Luciano Canfora, é impróprio definir como democracia um sistema político no qual o voto é mercadoria no mercado político e a admissão às câmaras, aos congressos nacionais, às assembleias, ao Parlamento de um modo geral, requer um altíssimo uso de Dinheiro Privado, um dispêndio eleitoral fortíssimo por parte do candidato a “Representante Popular”. esse é o pilar básico do sistema. a camada política representa tendencialmente as classes médio-altas e abastadas.

as manifestações continuarão. não sabemos em que vai dar. poderá ser absorvida pelos políticos, como já vem oportunisticamente acontecendo nos discuros e nos programas de tv do pps e do pv, para citar estes partidos neoconservadores. pode ser que tudo tudo acabe numa terça-feira ou Não.
continuemos a agir através das manifestações, façamos disso uma Orge.

a palavra grega Orge, segundo pesquisa de Luiz Costa Pereira, serve tanto para agitação, como para irritação e acabou, alimentada pelas manifestações humanas, por virar a matriz de ORGÁON – desejo ardente. Por sua vez antepassado de Orgasmo, essa explosão de prazer que não tem CONTROLE REMÉDIO ou HORA MARCADA.

nem nunca terá.

http://jornalggn.com.br/blog/cisco-zappa/o-estado-e-a-violencia
Share this article :

0 comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2012. Exotic Travel Destination - All Rights Reserved