"A liberdade de comércio não pode estar acima da liberdade do ser humano" (ibid, p. 146). Para que tenhamos um homem autônomo, a liberdade e a dignidade humana não podem ser desrespeitadas ou esquecidas em favor dos interesses de grupos econômicos.
"A pseudo-neutralidade da prática educativa, reduzindo-a a transferência de conteúdos, reduzindo a formação ao treino de técnicas e procedimentos. Considera toda prática educativa que vai além disso, que procura superar a dicotomia leitura do mundo/leitura da palavra, leitura do texto/leitura do contexto, como mera ideologia”
"Deformados pela acriticidade, não são capazes de ver o homem na sua totalidade, no seu querer-fazer-ação-reflexão, que sempre se dá no mundo e sobre ele"
FROMM acrescenta:
"[...] o indivíduo cessa de ser ele mesmo; adota inteiramente o tipo de personalidade que lhe é oferecido pelos padrões culturais e, por conseguinte, torna-se exatamente como todos os demais são e como estes esperam que ele seja"
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