Headlines News :
Home » » A cidade de Iquitos no Peru e a Casa de Ferro de Gustave Eiffel.

A cidade de Iquitos no Peru e a Casa de Ferro de Gustave Eiffel.

Iquitos é uma cidade do Peru com mais de 400.000 habitantes, situada no meio da floresta amazônica, sendo a maior cidade do mundo não conectada por estradas.

A cidade surgiu a partir de uma missão jesuíta implantada em 1750, na região povoada pelos índios Iquitos, e em 1828 foi fundada oficialmente, tornando-se capital da província de Maynas, região de Loreto, por estar incrustada em um ponto estratégico. A partir de 1880, graças à indústria da borracha, começou sua expansão se tornando uma das cidades mais prósperas do Peru. Sua opulência ainda pode ser constatada nas suas construções como a Casa de Ferro desenhada pelo arquiteto francês Gustave Eiffel (construtor da famosa torre que leva seu nome em Paris) e construída para a  Exposição Internacional de Paris, em 1889.

Um dos barões da borracha, Anselmo del Aguila, estava na europa na época da Exposição Internacional e resolveu comprá-la, transferindo-a para o meio da floresta amazônica. O prédio foi desmontado, posto em uma embarcação e atravessou o oceano atlântico, entrando na América do Sul pelo litoral brasileiro e percorrendo todo o amazonas e partes de outros rios até chegar a Iquitos.

A casa de Ferro

Casa de Fierro circa 1890, visto desde la entonces Plaza de Armas.

File:Iquitos Casa de Hierro01.jpg

File:Iquitos-Casa de Hierro (4).jpg

A saga, a opulência, e as excentricidades dos barões da borracha foram imortalizadas pelo cineasta alemão Werner Herzog no filme Fitzcarraldo:

"Brian Sweeney Fitzgerald ("Fitzcarraldo", na pronúncia dos nativos), fã do tenor italiano Enrico Caruso, sonha em construir uma casa de ópera na remota cidade de Iquitos, no alto Amazonas. Fitzgerald já havia investido numa Estrada de Ferro, a Transandina, e falhara. Tentava conseguir os recursos com um novo empreendimento, uma fábrica de gelo. Graças a esses negócios improváveis, ele foi chamado de "Conquistador do Inútil". Finalmente, consegue dinheiro de sua amante, dona do bordel da cidade, e compra um grande barco fluvial, tentando encontrar uma nova rota para transportar a borracha, de terras que conseguiu a autorização governamental para explorar.
Alucinado, transpõe morros e matas com o barco, à custa de vidas humanas e muito sofrimento. Com este projeto, Herzog ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes." http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitzcarraldo

Share this article :

0 comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2012. Exotic Travel Destination - All Rights Reserved