Headlines News :
Home » » Vida e filosofia

Vida e filosofia


"Imagine sua vida como se fosse um banquete onde você deve se comportar com cortesia. Quando os pratos lhe forem passados, estenda a mão e sirva-se de uma porção moderada. Se algum prato não lhe for apresentado, aproveite o que já está no seu. Ou se o prato ainda não chegou a você, espere pacientemente a sua vez.

Transfira essa mesma atitude de comedimento e gratidão cortês a seus filhos, esposa, carreira e finanças. Não há necessidade de cobiçar, invejar e apoderar-se."
Epicteto


"Como todas as coisas se desvanecem rapidamente, nossos próprios corpos perdidos no mundo físico, suas memórias perdidas no tempo; a natureza de todos os objetos dos sentidos - especialmente daqueles que nos atraem com o prazer, nos assustam com a dor ou ganham o aplauso da vaidade - como são baratos, desprezíveis, inferiores, perecíveis e inertes ...

Todas as coisas do corpo escorrem como um rio, todas as coisas da mente são sonhos e ilusões..."
Marco Aurélio  


Muitos séculos depois, Blaise Pascal pareceu fundir as mensagens de Epciteto e Marco Aurélio e destilar a essência comum de sua mistura: 

"Não é no espaço que devo procurar minha dignidade humana, mas na organização do meu pensamento. Não me fará bem possuir terras. Pelo espaço o Universo me agarra e me engole como uma partícula; pelo pensamento sou eu que o agarro."

"A causa única da infelicidade do homem é que ele não sabe como ficar quieto em seu quarto." Correr de um lugar para outro é só uma forma de "desligarem suas mentes de si mesmos”.

"Um dado homem vive sua vida livre do tédio apostando uma pequena quantia todos os dias. Dê-lhe a cada manhã o dinheiro que ele pode ganhar naquele dia, mas sob a condição de que não jogue, e você o tornará infeliz. Pode-se dizer que o que ele quer é a diversão de jogar, e não a vitória... 

Ele precisa da excitação, precisa iludir-se imaginando que seria feliz se ganhasse o que não gostaria de receber como presente se isso significasse abandonar o jogo."
Blaise Pascal


"os antigos vínculos não mais se sustentam, tudo que interessa é você: você pode ser o que quiser; você escolhe sua vida, seu ambiente, até mesmo sua aparência e suas emoções. ... As velhas hierarquias de proteção e dependência não existem mais, só existem contratos abertos, rescindidos livremente. O mercado, que há muito tempo se expandiu para incluir as relações de produção, agora se expandiu para abarcar todos os relacionamentos."
Ehrenreich e English 


"A cultura do sacrifício está morta. Deixamos de nos reconhecer na obrigação de viver em nome de qualquer coisa que não nós mesmos."
Gilles Lipovetsky

 
"Todo mundo busca ansiosamente a aprovação, a admiração ou o amor nos olhos dos outros." E observemos que as bases para a autoestima fornecidas pela "aprovação e admiração" de outros são notoriamente frágeis"
Jean-Claude Kaufmann  


 
Share this article :

0 comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2012. Exotic Travel Destination - All Rights Reserved