Headlines News :
Home » » Humanismo, civilização e cidadania.

Humanismo, civilização e cidadania.

Por Váber Almeida, no blog de Luis Nassif

Para um país que passou mais de quatro séculos de escravidão, com base na negação da humanidade de negros, índios e seus descendentes, não é de se estranhar que o déficit de consciência humanitária entre as pessoas seja tão grande. A minha humanidade se revela quando eu sou capaz de atribuir ao outro os mesmos valores e importância que eu atribuo a mim mesmo; se revela quando eu, consciente de que sou feito do mesmo material que as outras pessoas, de que as pessoas são capazes de sentir as mesmas coisas que eu sinto, aspirar os mesmos valores e as mesmas esperanças, passo a respeitar e reivindicar que atribuam a elas o mesmo respeito que eu gostaria que atribuíssem a mim; e, ainda, quando eu, perante uma injustiça cometida contra outra pessoa, sinto esta injustiça e sou capaz de me indignar com ela como se a mesma estivesse sendo cometida contra mim mesmo. Uma sociedade que não respeita a humanidade de outras pessoas, mesmo sendo elas criminosas, mesmo sendo elas diferentes, não pode ser considerada uma sociedade civilizada: é uma sociedade fadada à pequenez, ao limbo civilizatório. Numa sociedade que se respeitasse minimamente como civilizada, as pessoas estariam lutando por justiça com base em valores e métodos humanizados de julgamento e punição de acusados de crimes, não com base no ódio (pessoal ou de classe), em irracionalidades ideológicas, sentimento de vingança, não com base nestas formas primitivas e semianimalescas de expiação.

O linchamento público, a humilhação, o desrespeito à pessoa humana, à dignidade humana, aos direitos humanos, todas estas arbitrariedades que são a marca registrada deste julgamento temerário podem ser considerados tudo menos justiça. O Brasil perdeu muito em termos de conquistas jurídicas civilizatórias com este julgamento. Mas, ao que se percebe, estas perdas foram além, atingiram diretamente a cultura jurídica das massas e expuseram não apenas o despreparo da nossa população para a vida democrática e civilizada, como também a disposição das verdadeiras elites que dominam e usurpam nossas riquezas e nosso povo há séculos de continuar investindo neste tipo de cultura que só as beneficia. Democracia e civilização são conquistas que atribuem direitos, garantias, valorização e humanidade a todas as pessoas indistintamente, mas as elites brasileiras sempre se sentiram os únicos verdadeiros seres humanos que existem neste país.  No fim das contas, o Brasil um país ainda colonial e semiprimitivo em termos sociais e econômicos, saiu deste julgamento com a grande imprensa e a justiça primitivas e coloniais fortalecidas, além de uma cultura primitiva e colonial também fortalecida. O terreno está preparado para um novo Golpe de Estado e uma nova onda de barbarismos, mas, mesmo sem Golpe de Estado, um golpe frontal aos direitos humanos e à civilização já foi consumado e acolhido pela população com este julgamento de exceção.

http://jornalggn.com.br/noticia/a-disciplina-de-dirceu-no-presidio#comment-155521
 
Share this article :

0 comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2012. Exotic Travel Destination - All Rights Reserved