Headlines News :
Home » » Papa Francisco. Revolução e história

Papa Francisco. Revolução e história

O Papa Francisco, jesuíta, está revolucionando a estrutura do modelo cultural do mundo e abrindo o debate para o próprio resgate da história da América do Sul, sobretudo a do Brasil.

Segue um link, resposta de um comentarista a um artigo de Umberto Eco, no blog de Nassif, um dos mais lidos da internet, e que tem como maioria de frequentadores pessoas "acadêmicas" da nossa sociedade "científica" que comumente procura menosprezar e negar a religião.

http://jornalggn.com.br/noticia/os-jesuitas-e-a-formacao-da-cultura-gaucha

Grande abraço a todos.

Por Xiru
Comentário ao post "Experiência jesuítica explica ações recentes do papa"

É uma grande viagem buscar saber sobre a aventura jesuítica pela América do Sul, entre os séculos XVI, XVII e XVIII, aproximadamente por 200 anos. Quem pode realmente dizer 200 anos? Creio que só os jesuítas e os arquivos secretos Imperialistas. Esta história é mais secreta do que a da Guerra do Paraguai que por sua vez é muito mais secreta do que a do Golpe de 1964.
 
Os Jesuítas participaram com os índios, a maior parte guarani, desde o Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia. No Brasil de hoje, pode-se considerar uma linha reta da parte oriental da Lagoa Mirim até a foz do Iguaçu, compreendendo uma grande parte do Rio Grande do Sul, e partes orientais de Santa Catarina e Paraná. Existem ruínas Jesuíticas espalhadas desde o Uruguai até à Bolívia, Missões e Reduções. Isto valeu a expulsão dos jesuítas e a matança indiscriminada de quase a totalidade dos índios pelo domínio da terra, e, muito mais pela ordem de vida desenvolvida pelos jesuítas e índios. Esta foi a única experiência de organização humana e humanista, cristã e solidária e tudo mais de bom para aquele povo que buscou naquela ordem, se integrar comercial e culturalmente com o mundo. Só buscaram a paz e a felicidade, com respeito ao ambiente, num culto próprio a natureza, coisa que os jesuítas souberam respeitar.
 
Que esta experiência não seja a mãe mas tem uma grande importância na formação da cultura gaúcha. Tal qual descreveu Érico Veríssimo,com, Ana Terra, o índio Pedro que é o pai de seu filho Rodrigo, o capitão, os irmãos e o Pai de Ana Terra que assassinam Pedro porque é índio e só busca viver. Sobrevive no filho, e pelos outros tantos filhos que a terra nunca vai parar de parir.
 
O Brasil era coroa portuguesa, o sertão onde aconteceu a experiência jesuítica estava bem além de Laguna - SC a linha do tratado de Tordesilhas. Matou os índios, expulsou os jesuítas, destruiu as Missões e Reduções depois foi a tribunal internacional usucapir a terra, o mesmo deve ter acontecido com os espanhóis. Mas o que realmente importou foi destruir, chamar de bárbaros e esconder do mundo esta experiência, afinal o humanismo, o amor e o cristianismo assustam as falsidades amorosas, humanas e cristãs.
 
No Paraguai uma grande expressão cultural conseguiu sobreviver, influenciando a ordem espanhola, tanto que junto com a sua independência, buscou renascer o que lhe valeu também ser arrasado barbaramente por ser classificado como bárbaro. Alguma coisa de Paraguai: com reforma agrária, analfabetismo erradicado, linha férrea e telégrafo por todo território, na primeira metade do século XIX.
 
Esta história pode através de fragmentos espalhados pela internet ser reconstituída, para melhor entendimento é interessante conhecer e compreender o que se passava na Europa nestes tempos de "Humanismo e Iluminismo", que antecederam as revoluções burguesas e as pressões pelas quais o clero foi submetido. Com isto talvez auxiliar a compreensão da época dos Golpes militares pelos quais um indefeso padre teve que suportar para continuar em luta.
 
O assunto chama um estudo.




Share this article :

0 comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2012. Exotic Travel Destination - All Rights Reserved