O Royal Observatory de Greenwich, em Londres, anunciou os vencedores das quatro categorias e dos três prêmios especiais do concurso Astronomy Photographer of the Year de 2013. O primeiro lugar na categoria Terra e Espaço, e o grande vencedor da competição deste ano, foi Mark Gee com uma imagem das Nuvens de Magalhães - duas pequenas galáxias satélites em órbita ao redor da Via Láctea.
A imagem vencedora na categoria Espaço Profundo foi a Celestial Impasto: Sh2 - 239 feita por Adam Block. Em apenas alguns milhares de anos, a radiação intensa das estrelas nessa nebulosa irá corroer as nuvens de poeira e gás, alterando radicalmente a sua aparência.
O segundo lugar na categoria Espaço Profundo foi para Tom O'Donoghue com sua foto do Rho Ophiuchi e Antares Nebulae. A aparência esfumaçada das nuvens de poeira nesta imagem é apropriada, uma vez que os grãos de poeira que compõem a nebulosa são semelhantes em tamanho às partículas de fumaça aqui na Terra.
A categoria Nosso Sistema Solar inclui fotos do nosso Sol e de sua família de planetas, luas, asteroides e cometas. A imagem vencedora foi feita por Man-To Hui da China. O escurecimento natural da luminosidade ofuscante do Sol, causada pela presença da Lua, revela o brilho fantasmagórico do gás que tem uma temperatura de um milhão de graus Celsius.
O segundo lugar na mesma categoria ficou para a americana Ariana Bernal, de 10 anos. Em sua foto intitulada Goodbye Sun, Hello Moon, o Sol e a Lua, que têm um importante papel para nós aqui na Terra, são vistos aqui presidindo o horizonte. O terceiro objeto é a própria Terra, e aqui a terra, o mar e o céu se encontram em torno de uma megaestrutura construída pelo homem, a ponte Golden Gate, em São Francisco.
Aparecendo como uma coluna de fumaça subindo do horizonte, uma faixa escura de poeira marca o plano da Via Láctea nesta imagem que ficou em segundo lugar na categoria Pessoas e Espaço, feita por Ben Canales.
Outro prêmio especial, o 'Sir Patrick Moore' para Melhor Revelação foi para fotos tiradas por pessoas que não participaram da competição anteriormente. O vencedor foi Sam Cornwell com uma imagem do Trânsito de Vênus - a passagem astronômica do planeta Vênus diante do Sol - tirada das montanhas no País de Gales.
Fotos tiradas usando telescópios controlados por computadores em observatórios de primeira linha em todo o mundo foram inscritas no terceiro prêmio especial 'Robotic Scope'. A imagem feita por László Francsics do Theta Orionis e das Nebulosas foi a vencedora. Uma exposição de todas as imagens vencedoras acontece no Royal Observatory em Londres até dia 23 de fevereiro de 2014. Todas as fotos são cortesia do Royal Museums Greenwich.
Moon Silhouettes de Mark Gee venceu o prêmio especial 'Pessoas e Espaço'. Esta é uma foto da silhueta de pessoas contra uma lua crescente. Ao fotografar de uma grande distância pessoas em um observatório, o fotógrafo enfatizou o quão pequeno somos em comparação à grandeza do nosso satélite natural, a Lua.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/09/130919_galeria_concurso_foto_astronomia_an.shtml
0 comments:
Speak up your mind
Tell us what you're thinking... !