Headlines News :
Home » » Gnosis e Gnosticismo

Gnosis e Gnosticismo

Gnosis é uma palavra grega que significa conhecimento. Diferente do conhecimento teórico e conceitual, o conhecimento gnóstico é aquele adquirido pela experiência individual, direta e transcendente. É um conhecimento intuitivo a respeito da natureza de Deus e de seus Mistérios, de ordem totalmente diferente daqueles conhecimentos sobre os aspectos do mundo material, obtidos e elaborados através de processos racionais e especulativos.

Uma vez que todo ser humano é capaz de adquirir esta gnosis mediante determinados processos e princípios fundamentais, ela é universal e eterna, tendo sido alcançada por indivíduos iluminados de todas as épocas e todas as culturas. Em todas as civilizações, os princípios fundamentais da Gnosis tem sido estudados e praticados por círculos esotéricos ou Escolas de Mistérios, bem como difundida de maneira simbólica e ritualística através das formas religiosas populares ou exotéricas.
O estudo das religiões comparadas demonstra que todas as formas religiosas, em seus aspectos exotéricos e esotéricos, derivam da experiência da Gnosis.

O conhecimento dos Mistérios Divinos foi buscado e cultivado nas pirâmides do Antigo Egito, nos ensinamentos metafísicos e psicológicos da Índia e da China, nos templos dos deuses da Roma Antiga e da Grécia Clássica, entre as ricas Mitologias dos Povos Celtas, Nórdicos e Germânicos, nos pátios empedrados dos Maias, Astecas e Incas e no Hermetismo clássico e medieval, expresso através da Astrologia, da Alquimia e da Cabala.

Historicamente a Gnosis tem sido considerada como um fenômeno exclusivo do movimento religioso surgido há cerca de dois milênios, chamado Gnosticismo. Esta atitude conceitual impôs limites à compreensão tanto da Gnosis como do Gnosticismo, já que confinou tais termos a uma determinada latitude e a uma época específica. Além disso, a visão do Gnosticismo como heresia cristã obstrui a clareza de percepção da Gnosis eterna e universal.

Nos dias atuais, a Gnosis se manifesta através de um novo Gnosticismo, uma nova forma gnóstica dotada de uma linguagem renovada e atual, ao mesmo tempo em que preserva os fundamentos das tradições antigas. Este Gnosticismo Contemporâneo foi estruturado pelo grande mestre gnóstico do século XX, Samael Aun Weor, quem constituiu um poderoso Movimento Gnóstico, hoje espalhado por todas as partes do planeta.

http://www.sgi.org.br/sociedade/gnosis-e-gnosticismo/
Share this article :

0 comments:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

 
Proudly powered by Blogger
Copyright © 2012. Exotic Travel Destination - All Rights Reserved